top of page

O Lean e a organização dos estudos da minha filha

Outro dia cheguei em casa e minha filha de 10 anos estava empolgada para me mostrar a organização que havia feito para seus estudos. Ela tinha visto (como muitas outras coisas) uma youtuber mostrar um negócio chamado Color Code.

Pois bem, o exercício era de colocar post-its em cada divisão do caderno, para que ficasse fácil identificar cada matéria: português, matemática, inglês, etc. Na capa do caderno ela pintou as cores de cada post-it e escreveu ao lado, a qual matéria a cor se referia.

Sem saber, ela está aplicando um dos princípios do Lean Manufacturing, que se refere a realizar gestão à vista sempre que possível. Marcações em estacionamentos de supermercados e shoppings também são bons exemplo. As faixas pintadas e/ou marcações em azul se referem às exceções (idosos, grávidas, deficientes físicos) e as amarelas às demais pessoas. Também em alguns estacionamentos há luzes em cima de cada vaga, a luz verde significa que a vaga está livre e a luz vermelha, que está ocupada.

A comunicação visual de parques também é um bom exemplo de gestão à vista. As cores identificam se o espaço é para prática de esportes, para caminhada, para fazer picnic / churrasco ou apenas para relaxar.

Nas indústrias, a gestão à vista pode e deve ser praticada ao extremo, para questões de segurança, como marcações de extintores, macas e saída emergência, onde deve trafegar empilhadeiras e equipamentos de movimentação e pedestres.

Para identificar colaboradores de cada área / atividade, por exemplo: camisa azul é quem trabalha com manutenção, cinza na logística e verde na produção. Em cima das máquinas ou estações de trabalho podem haver luzes que identificam o status da operação: se a luz está verde, a máquina está trabalhando; se está amarela, está parada.

Quadros com informações sobre o andamento das operações também podem ser identificados por cores, por exemplo, dividir o quadro nas cores azul, amarela e vermelha. Na cor vermelha estarão os pedidos / produtos em atraso, na cor amarela os pedidos com potenciais problemas (requer um monitoramento mais próximo) e na cor azul, os pedidos com estão “ok”.

A ideia é que qualquer pessoa que tenha acesso ao ambiente das cores, consiga identificar facilmente o status ou situação em que se encontra, seja uma situação de segurança, identificação de lugares ou pessoas ou mesmo acompanhamento de performance de uma fábrica.

Tente praticar a gestão à vista nos ambientes que você frequenta e você vai perceber o ganho de organização e produtividade que é possível alcançar, além da segurança, é claro.

Ah, e se gostou desse post, tem mais esperando para você ler. Acompanhe o nosso blog. Basta clicar aqui.

Destaques

Posts Recentes

Arquivos

Tags

Nenhum tag.

Siga a gente

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
bottom of page