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Prototipação e Satisfação do Cliente


Prototipação do cliente

Como os protótipos podem servir para o feedback dos clientes e rápidos ajustes nas soluções.

Já há alguns anos venho trabalhando com os conceitos e ferramentas do Lean Manufacturing (Produção Enxuta), que alguns chamam de Sistema Toyota de Produção e, para oferecer novas soluções tenho também estudado sobre Design Thinking e Metodologias Ágeis de projetos.

Ao longo desse processo tenho aprimorado as comparações de ferramentas e práticas que levam a soluções de problemas complexos, de forma inovadora. Cada conceito / ferramenta traz novas maneiras de se entender as demandas e resolve-las, mas, especialmente uma ferramenta percebo que está presente nessas diversas soluções. Estou me referindo ao ciclo PDCA, ou seja, Plan (Planejar), DO (executar), Check (verificar), Action (Agir ou reagir – a partir do aprendizado).

A ficha me caiu ao ler o livro “Lean Startup” de Eric Ries. É um livro que recomendo muito para quem quer empreender e/ou resolver problemas, porque traz as experiências vividas por esse empreendedor e seus estudos sobre o tema empreendedorismo.

Nesse livro, o autor fala sobre MVP (Minimum Viable Product). Um conceito ou uma recomendação de que após o entendimento do problema a ser solucionado os participantes criem protótipos ou simulações da solução (produto ou serviço), com o objetivo de que o “cliente” tenha acesso rápido à solução. A partir do acesso e testes, o cliente pode gerar feedbacks sobre os pontos fracos e fortes do produto ou serviço a ser entregue.

A recomendação é que o MVP não seja a versão final da solução e, sim uma versão que apresente os principais benefícios encontrados. Também é recomendado que não se gaste muito tempo e dinheiro com essas primeiras versões, porque serve para experimentação e aprendizado.

No meu entender, nesse processo está contido o PDCA em sua forma mais prática. Há um entendimento do problema e planejamento da solução, executa-se (faz) um protótipo, entrega ao cliente e confere as melhorias necessárias e ações são traçadas a partir dos feedbacks.

No livro da empresa MJV – de inovação (possível baixar free), é possível entender mais sobre prototipagem, por seus graus de:

Fidelidade

e...Contextualização

Não há certo ou errado, mas a possibilidade de acertar na entrega final do produto ou serviço é aumentada quando os clientes percebem rapidamente o valor (ou não) da solução e, com isso interagem para melhorias.

É um processo de co-criação de valor que reduz o tempo de lançamentos ao mercado (time-to-market) e aumenta a assertividade em relação a solução.

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